Andebol 4 ALL recebe prémio “Ética no Desporto” 2020

Projeto foi criado em 2010 e eleva o andebol através das mais variadas formas.

O Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. atribuiu o prémio “Ética no Desporto” 2020 ao projeto Andebol 4ALL, da Federação de Andebol de Portugal.

Com cerca de 10 anos, o “Andebol 4ALL” é um programa abrangente que visa a inclusão de diversos públicos na prática desportiva, utilizando o desporto como ferramenta para a promoção de competências pessoais e sociais, bem como de um elemento fundamental: a autoestima desta população.

Joaquim Escada, coordenador do projeto, mostrou-se orgulho por esta distinção. “É com grande satisfação que recebi a notícia da atribuição do prémio e penso que é um reconhecimento para a Federação de Portugal e qual, não só eu, mas todos nós devemos estar orgulhosos porque é algo extraordinário para o andebol nacional. Este reconhecimento traz-nos ainda mais responsabilidade para o futuro, mas não é coisa que nos assuste porque gostamos daquilo que fazemos e já estamos a preparar novas dinâmicas para incluir no projeto Andebol 4ALL, nomeadamente – e posso levantar o véu de uma delas – criar uma equipa exclusivamente feminina no Andebol em Cadeira de Rodas. Por isso, eu, enquanto coordenador, e todos os colaboradores estamos constantemente em a pensar e a estudar novas propostas e soluções para irmos cada vez mais longe dentro das várias vertentes deste projeto, no sentido de dar resposta àquilo que nos é exigido por parte da tutela, mas também da direção da Federação de Andebol de Portugal. É um prémio de reconhecimento em que todos estamos envolvidos, desde a direção aos órgãos sociais e funcionários da Federação de Andebol de Portugal, colabores do projeto Andebol 4ALL, clubes, parceiros e associações regionais, porque sem este grupo não teríamos conseguido atingir este mérito” – afirmou.

Num ano atípico, em todos os níveis, a atribuição do prémio “Ética no Desporto” 2020 tem um peso diferente para Joaquim Escada. “Em qualquer circunstância seria algo especial. É muito bom quando os projetos são reconhecidos pelo seu valor inequívoco, em termos desportivos e sociais, que é o que acontece neste caso. Este ano, atendendo a tudo que estamos a viver, tem um pouco mais de sabor, porque nós não deixámos de trabalhar neste projeto, de expor novas situações, embora não pudéssemos passar à prática. Quando pudemos, voltámos, quando tivemos que fechar, assim o fizemos, porque temos que estar na primeira linha de segurança enquanto agentes de saúde pública, mas quando pudemos voltar, temos tudo preparado” – revelou.

O “Projeto Andebol 4ALL” divide-se em 4 subprojectos, com relação de complementaridade, em curso de execução na mesma área ou áreas conexas:
• Andebol em Cadeira de Rodas
• Andebol para Deficiência Intelectual
• Andebol para Deficiência Auditiva
• Andebol para Cidadãos Privados de Liberdade.

A entrega do prémio está prevista decorrer na Gala da Confederação do Desporto de Portugal.

Os comentários para esta postagem estão desativados.