23º Torneio Internacional de Andebol de Viseu – 2021

Emblemático torneio de andebol da cidade de Viseu terá início esta quinta-feira e contará com a presença de seis equipas, entre elas FC Porto, Sporting CP e SL Benfica.

Falta apenas um dia para o início da 23ª edição do emblemático Torneio Internacional de Andebol de Viseu, que traz de volta o formato de seis equipas. Este ano, as três equipas que completaram o pódio na edição 2020/2021 do Campeonato Placard Andebol 1 irão marcar presença, bem como três emblemas internacionais: Chekhovskiye Medvedi HC (Rússia), Chambéry SH (França) e CB Ademar León (Espanha).

O Campeão Nacional em título, FC Porto, irá medir forças com o Chambéry SH no jogo inaugural do torneio, agendado para esta quinta-feira (19 de agosto), às 18h30. Este será o único duelo marcado para o primeiro dia de competição, no qual os adeptos portistas terão a oportunidade para ver pela primeira vez a equipa azul e branca em contexto competitivo, antes do arranque oficial das competições internas, bem como os reforços já anunciados pelo emblema da cidade invicta: os laterais Pedro Cruz e Pedro Valdés, o central Diogo Oliveira e o guarda-redes dinamarquês Sebastian Fradsen. O primeiro adversário do FC Porto no torneio, o Chambéry SH, treinado pelo croata Ivica Obrvan, terminou na 7ª posição da Lidl Starligue 2020/2021, com 12 vitórias em 30 jogos realizados. O emblema francês conta com um título de campeão de França, conquistado em 2001.

O segundo jogo dos azuis e brancos no torneio será frente aos russos do Chekhovskiye Medvedi HC, crónico campeão da Liga Russa de andebol. A equipa comandada por Vladimir Maksimov contabiliza um impressionante registo interno de 20 títulos de campeão nacional consecutivos, bem como 11 Taças da Rússia e 7 Supertaças e ainda uma EHF Cup.

No dia seguinte é a vez de Sporting CP e SL Benfica se estrearem no Torneio Internacional de Viseu 2021. Os Leões, segundos classificados no Campeonato Placard Andebol 1, vão jogar contra o Chambéry SH e, no último dia do torneio, contra o rival da Luz. Já o SL Benfica, vai medir forças com os espanhóis do CB Ademar León antes do duelo com o Sporting CP. A formação do país vizinho terminou a época passada no 7º ligar da Liga Sacyr ASOBAL e conta com uma cara bem conhecida do andebol português no plantel, Leandro Semedo. O lateral de 26 anos prepara-se para cumprir a segunda temporada ao serviço do CB Ademar León.

No último dia, 21 de agosto, o destaque vai para o dérbi da capital e derradeiro jogo do torneio, agendado para as 17h00. Apesar do contexto de pré-época, perspetiva-se um jogo intenso, reforçada com a entrada de vários reforços. Os dois plantéis sofreram algumas alterações, desde logo no comando técnico do Sporting CP, com a chegada do treinador Ricardo Costa, bem como os reforços Martim e Francisco Costa, o guarda-redes Yassine Belkaid, o central André José e o pivô georgiano Erekle Arsenashvili (ambos ex-ABC UMinho), os pontas Josep Folques e Mamadou Gassama, o pivô Jonas Tidemand e ainda o central Natán Suárez. Do lado encarnado, Rogério Moraes, Alexis Borges, Tadej Kljun, Demis Grigoras e Jonas Källman são as novas caras já confirmadas e que poderão também estrear-se em Viseu.

Paralelamente ao Torneio, Viseu volta a acolher uma Ação de Formação de início de época dos principais quadros de arbitragem nacionais, assim como um Seminário Técnico de Formação de Treinadores e ainda uma Formação da Academia de Árbitros da Associação de Andebol de Viseu. Este ano, em simultâneo com o Torneio, decorrerá o jogo de apresentação da equipa sénior do Académico de Viseu FC, que irá defrontar a equipa espanhola do SD Atlético Novás. As transmissões dos jogos ficarão ao cargo do Porto Canal, BTV, Sporting TV e andeboltv, para que todos possam assistir aos jogos, sem comprometer a sua segurança e cumprir as normas da Direção Geral de Saúde.

Trata-se de uma organização da Associação de Andebol de Viseu e da Federação de Andebol de Portugal, com o apoio institucional da Câmara Municipal de Viseu e de várias empresas parceiras da região. O Torneio realiza-se nos dias 19, 20 e 21 de Agosto, no Pavilhão Cidade de Viseu e a entrada é livre, mas com lotação limitada.

Os comentários para esta postagem estão desativados.