Joaquim Escada, coordenador do projeto Andebol4ALL, distinguido com o Prémio Inclusão Pelo Desporto

III Gala do Comité Paralímpico de Portugal distinguiu Danilo Ferreira e Joaquim Escada

Esta quinta-feira decorreu a III Gala do Comité Paralímpico de Portugal, em Lisboa, que distinguiu 36 personalidades que contribuem direta ou indiretamente para o crescimento do desporto adaptado no nosso país. A noite foi repleta de distinções a atletas pelas conquistas em Campeonatos da Europa e do Mundo desde 2019 e nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 com as Medalhas de Mérito e Medalhas Paralímpicas e a instituições como as Federações Portuguesas de Atletismo, Badminton, Canoagem e Natação com o Troféu Paralímpico, entre outros.

Joaquim Escada, coordenador do projeto Andebol4ALL e Danilo Ferreira, Selecionador Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, foram distinguidos com o Prémio Inclusão Pelo Desporto, referente ao trabalho realizado no ano de 2020.

“Em primeiro lugar, devo dizer que é com muita satisfação que eu recebo este Prémio Inclusão Pelo Desporto, e sendo referente a esta vertente, é bastante significativo para qualquer pessoa e para mim não é exceção. Esta distinção não é exclusivamente minha, mas sim de todos os atletas com quem eu tive o prazer de trabalhar, de todas as pessoas que estiveram envolvidas nestes projetos da Federação de Andebol de Portugal, que é uma das responsáveis deste sucesso. Não vou mencionar nomes porque correria o risco injusto de me esquecer de algum, mas destaco ainda, e de forma especial, as pessoas da minha família que estão comigo no dia-a-dia, com as quais eu abdico de muitas horas em prol do desporto. Este prémio é visto como uma maior responsabilidade de tentar fazer ainda melhor no futuro. Não posso esquecer obviamente, do meu ídolo enquanto pessoa e enquanto Pai, que já não se encontra entre nós, pelo que é justo dedicar-lhe também este prémio.” – referiu o Selecionador Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, Danilo Ferreira.

O Coordenador do projeto Andebol4ALL, Joaquim Escada, partilha da mesma opinião, e diz que o prémio é o reflexo de um trabalho coletivo.

“Fiquei duplamente satisfeito, por ter recebido o prémio e por ter sido na companhia do Danilo Ferreira. É um prémio que, em primeiro lugar é da Federação de Andebol de Portugal, que nos tem dado todas as condições para que possamos colocar em prática o projeto Andebol4ALL, mas também é de todos os colaboradores, das associações regionais, com quem temos trabalhado em conjunto, dos clubes das diversas áreas da deficiência e dos nossos parceiros ANDDI e DGRSP. Sem esquecer, obviamente, as entidades que nos apoiam: o IPDJ e o INR. Este conjunto, em colaboração e parceria, fez com que o Comité Paralímpico de Portugal atribuísse este galardão a mim e ao Danilo, o que me deixa orgulhoso mas com maior sentido de responsabilidade para o futuro desta área.” – atirou.

A cerimónia reuniu atletas, treinadores, representantes federativos e diversos convidados institucionais com relação a esta dimensão desportiva, com destaque para o Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, e os Secretários de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, e da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Os comentários para esta postagem estão desativados.