Apresentação 23º Torneio Internacional de Andebol de Viseu – 2021

O 23º Torneio Internacional de Andebol de Viseu 2021 foi apresentado, esta segunda-feira, dia 26 de julho, na Quinta da Cruz, em Viseu, e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, da Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Viseu, Ermelinda Afonso, do Presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada, e de representantes dos clubes nacionais participantes no Torneio.

Trata-se de uma organização da Associação de Andebol de Viseu e da Federação de Andebol de Portugal, com o apoio institucional da Câmara Municipal de Viseu e de várias empresas parceiras da região.

Esta 23ª edição volta a apresentar um formato de 6 equipas e conta com as equipas portuguesas do F.C. Porto, Sporting C.P. e S.L. Benfica, presenças assíduas neste torneio, a que se juntam o C.B. Ademar León (Espanha), o Chambéry S.M.B.H. (França) e o Checkhovskie Medvedi (Rússia).

Na sua intervenção, Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, destacou o facto de o torneio ser uma marca da cidade, pois junta equipas de grande capacidade no andebol nacional e internacional.

Por seu lado, Joaquim Escada, Presidente da Associação de Andebol de Viseu, realçou o facto de se voltar a um grande torneio, com a participação de 6 equipas de nível internacional, elevando assim a fasquia da organização do mesmo, promovendo cada vez mais a modalidade junto dos jovens e contribuindo simultaneamente para a promoção de Viseu e da sua região.

Paralelamente ao Torneio, Viseu volta a acolher uma Ação de Formação de início de época dos principais quadros de arbitragem nacionais, assim como um Seminário Técnico de Formação de Treinadores e ainda uma Formação da Academia de Árbitros da Associação de Andebol de Viseu.

O Torneio realiza-se nos dias 19, 20 e 21 de Agosto, no Pavilhão Cidade de Viseu e a entrada é livre, mas com lotação limitada.

Para que todos possam assistir aos jogos, sem comprometer a sua segurança e cumprir as normas da DGS, os mesmos poderão ser acompanhados através das transmissões da Porto Canal, BTV, Sporting TV e ANDEBOL TV.

Este ano, em simultâneo com o Torneio, decorrerá o jogo de apresentação da equipa sénior do Académico de Viseu, que irá enfrentar a equipa espanhola do Atlético Novás.

Estão assim reunidas todas as condições para que o Torneio Internacional de Andebol de Viseu volte a ser um êxito, não só no aspeto desportivo e formativo, mas igualmente no que concerne à divulgação da região de Viseu, dos seus produtos de excelência e das suas gentes, correspondendo ao trabalho desenvolvido pela Associação de Andebol de Viseu e dos seus parceiros.

 

Calendário de jogos:

19 agosto (quinta-feira)

18h30 – FC Porto x Chambéry

20 agosto (sexta-feira)

17h00 – Sporting x Chambéry
19h00 – FC Porto x Chekhovskiye Medvedi
21h00 – Benfica x Ademar León

– 21 agosto (sábado)

12h00 – Académico de Viseu x Atlético Novás (jogo apresentação)
15h00 – Chekhovskiye Medvedi x Ademar León
17h00 – Sporting x Benfica

6ª Ação de Formação – “Progressão Pedagógica do 3×3 ao 6×6 nos Escalões de Formação e o Papel do Treinador-Adjunto da Seleção Nacional “A” Masculina”

A Associação de Andebol de Viseu em parceria com a Federação de Andebol de Portugal, irá organizar no próximo dia 12 de Junho de 2021, a 6ª ação de formação da época 2020/2021, enquadrada no Centro Regional de Formação e Treino (CRFT).

A ação irá abordar o tema “Progressão Pedagógica do 3×3 ao 6×6 nos Escalões de Formação e o Papel do Treinador-Adjunto da Seleção Nacional “A” Masculina” e é destinado aos Treinadores de Andebol, Atletas, Estudantes e a Professores de Educação Física.

A formação será realizada, via plataforma Zoom, no dia 12 de junho, horário das 09h00 às 13h00 e é homologada pelo IPDJ para efeitos da renovação do Titulo de Treinador com 0,8 UC.

O Formador será a Luís Miguel Fernandes Neves de Azevedo Amaral, Coordenador Técnico e Docente do CB Viseu/EB Azeredo Perdigão) e Paulo Jorge Durães Oliveira Fidalgo, Treinador-adjunto da Seleção Nacional “A” Masculina e treinador principal do AM Madeira Andebol SAD.

O acesso a estas formações será feito através de uma plataforma digital e a inscrição será gratuita.

As Inscrições são online até ao dia 11 de Junho – AQUI

Faleceu Almeida Henriques – um amigo do Andebol

A Associação de Andebol de Viseu manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do Presidente da Câmara Municipal de Viseu – Almeida Henriques.

Almeida Henriques foi um grande amigo do Andebol, apoiando diversas iniciativas ligadas à modalidade e, em especial, o Torneio de Andebol Cidade de Viseu, de referência no panorama nacional e internacional.

À família, amigos e colegas, a Associação de Andebol de Viseu expressa as mais sentidas e profundas condolências.

Projeto Andebol4ALL recebeu o prémio “Ética no Desporto” 2020

Cerimónia levada a cabo pela Confederação do Desporto de Portugal decorreu na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, no Jamor.

A cerimónia da “Festa do Desporto” decorreu esta quarta-feira na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, no Jamor, onde o Projeto Andebol4ALL recebeu o prémio “Ética no Desporto” 2020. Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, e Joaquim Escada, Coordenador do projeto, tiveram a oportunidade de ser presenteados com troféu em mãos, após a atribuição ter sido anunciada em dezembro passado, pela Confederação do Desporto de Portugal.

Joaquim Escada salienta a importância de levar a cabo projetos como este e destaca o trabalho conjunto que tem vindo a ser feito. “Em primeiro lugar, quero dizer que é uma honra ser colaborador da Federação de Andebol de Portugal e também ser Coordenador do projeto Andebol4ALL, por todo o trabalho que envolve e, principalmente, pelos seus destinatários. Dos quatro sub-projetos do Andebol4ALL, e por todos aqueles que trabalham diariamente comigo neste projeto. Foi também uma honra acompanhar o Presidente de Andebol de Portugal, o Dr. Miguel Laranjeiro, na cerimónia de entrega de um prémio tão importante como o ‘Ética no Desporto’ 2020. É um prémio atribuído à Federação de Andebol de Portugal, que distingue um projeto que pertence à instituição, e que eu tenho o privilégio de o coordenar, mas é importante referir a origem da sua criação e desenvolvimento. Por isso, o andebol português e a instituição que o representa estão de parabéns e, também, todos aqueles que de alguma forma colaboram com este projeto. É importantíssimo que nós possamos levar o andebol a todos aqueles que, até aqui não o praticavam, mas que agora têm essa oportunidade, de estar no desporto através do andebol, que é fundamental para todos” – afirmou o coordenador do projeto Andebol4ALL.

Também o Presidente da Federação de Andebol de Portugal fez questão de enaltecer o reconhecimento. “Este é um projeto inclusivo e é nessa base que nós trabalhamos. A importância desta projeto vai muito além da prática do andebol, e atua diretamente na inclusão de pessoas, e que garante que todos possam fazer parte desta modalidade e desta família andebolística. Receber o prémio ‘Ética no Desporto’ reforça a nossa contribuição social e o reconhecimento no nosso esforço e trabalho contínuo, dá-nos mais força e responsabilidade para levar o andebol a todos” – referiu Miguel Laranjeiro.

O “Projeto Andebol 4All” divide-se em 4 subprojectos, com relação de complementaridade, em curso de execução na mesma área ou áreas conexas:
• Andebol em Cadeira de Rodas
• Andebol para Deficiência Intelectual
• Andebol para Deficiência Auditiva
• Andebol para Cidadãos Privados de Liberdade.

Numa cerimónia mais discreta que o habitual, estiveram presentes o presidente da CDP, Carlos Paula Cardoso, João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto e Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, para além de alguns atletas e representantes de federações.

Na cerimónia foram ainda entregues, entre outros, os Prémios Desportistas do Ano 2020 a Telma Monteiro e Miguel Oliveira, eleitos pelo público para vencerem as categorias de Atleta Feminino do Ano e Atleta Masculino do Ano, respetivamente.

5ª Ação de formação – “Objetivos táticos prioritários nos escalões de formação”

A Associação de Andebol de Viseu em parceria com a Federação de Andebol de Portugal, irá organizar no próximo dia 20 de Março de 2021, a 5ª ação de formação da época 2020/2021, enquadrada no Centro Regional de Formação e Treino (CRFT).

A ação irá abordar o tema “Objetivos Táticos Prioritários nos Escalões de Formação” e é destinado aos Treinadores de Andebol, Atletas, Estudantes e a Professores de Educação Física.

A formação será realizada, via plataforma Zoom, no dia 20 de Março, horário das 09h00 às 11h00 e é homologada pelo IPDJ para efeitos da renovação do Titulo de Treinador com 0,4 UC.

O Formador será a Ana Cristina Teixeira Seabra, Treinadora da Seleção Nacional de SUB-19 Feminina e Luís Filipe de Oliveira Santos, Selecionador Nacional Feminino – SUB – 17.

O acesso a estas formações será feito através de uma plataforma digital e a inscrição será gratuita.

As Inscrições são online até ao dia 19 de Março – Preenchendo o Formulário AQUI

Até sempre, Quintana!

A Associação de Andebol de Viseu, ao tomar conhecimento do falecimento do Grande Campeão, Alfredo Quintana, expressa as mais sentidas e profundas condolências aos familiares, amigos e colegas, ao FC Porto e à Federação de Andebol de Portugal.

Jamais esqueceremos o Grande Homem que enchia e fazia vibrar pavilhões e inundava de alegria todos os que tiveram o privilégio de com ele conviver.

4ª Ação de formação – “O Treino Específico do Guarda-redes de Andebol ”

A Associação de Andebol de Viseu, com o apoio da Federação de Andebol de Portugal, irá organizar no próximo dia 20 de Fevereiro de 2021, a 4ª ação de formação da época 2020/2021, enquadrada no Centro Regional de Formação e Treino (CRFT).

A ação irá abordar o tema “O Treino Específico do Guarda-redes de Andebol” e é destinado aos Treinadores de Andebol, Atletas, Estudantes e a Professores de Educação Física.

O Formador será Ricardo Candeias, Treinador-adjunto do Sporting Clube de Portugal de Seniores Masculinos e treinador dos Guarda-redes da Seleção SUB-19.

A formação será realizada, via plataforma Zoom, no dia 20 de Fevereiro, horário das 09h00 às 11h00 e é homologada pelo IPDJ para efeitos da renovação do Titulo de Treinador.

O acesso a estas formações será feito através de uma plataforma digital e a inscrição será gratuita.

As Inscrições são online até ao dia 19 de Fevereiro – AQUI

3ª Ação de Formação – “Trabalho de Guarda-Redes perante diferentes Postos Específicos”

A Associação de Andebol de Viseu, com o apoio da Federação de Andebol de Portugal, irá organizar no próximo dia 16 de Janeiro de 20201, a 3ª ação de formação da época 2020/2021, enquadrada no Centro Regional de Formação e Treino (CRFT).

A ação irá abordar o tema “Trabalho de Guarda-Redes perante diferentes Postos Específicos” e é destinado aos Treinadores de Andebol, Estudantes de Opção/Especialização de Andebol das Escolas do Ensino Superior com vertente de Educação Física, Professores de Educação Física (grupos 260 e 620) ligados aos Agrupamentos de Escolas, especialmente aos que têm grupos/equipas de andebol, e ainda aos Técnicos da atividade física das AEC´s.

A formação será realizada, via plataforma Zoom, no dia 16 de janeiro, “Trabalho de Guarda-Redes perante diferentes Postos Específicos” horário das 09h00 às 13h00.

Os Formadores será o Luís Filipe de Oliveira Santos, Selecionador Nacional Feminino – SUB – 16, Ana Cristina Teixeira Seabra, Treinadora da Seleção Nacional de SUB-19 Feminina e Tiago Sousa, Responsável dos trabalhos da Guarda-Redes das Seleções Nacionais Femininos.

O acesso a estas formações será feito através de uma plataforma digital e a inscrição será gratuita.

As Inscrições são online até ao dia 15 de Janeiro – AQUI

Andebol 4 ALL recebe prémio “Ética no Desporto” 2020

Projeto foi criado em 2010 e eleva o andebol através das mais variadas formas.

O Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. atribuiu o prémio “Ética no Desporto” 2020 ao projeto Andebol 4ALL, da Federação de Andebol de Portugal.

Com cerca de 10 anos, o “Andebol 4ALL” é um programa abrangente que visa a inclusão de diversos públicos na prática desportiva, utilizando o desporto como ferramenta para a promoção de competências pessoais e sociais, bem como de um elemento fundamental: a autoestima desta população.

Joaquim Escada, coordenador do projeto, mostrou-se orgulho por esta distinção. “É com grande satisfação que recebi a notícia da atribuição do prémio e penso que é um reconhecimento para a Federação de Portugal e qual, não só eu, mas todos nós devemos estar orgulhosos porque é algo extraordinário para o andebol nacional. Este reconhecimento traz-nos ainda mais responsabilidade para o futuro, mas não é coisa que nos assuste porque gostamos daquilo que fazemos e já estamos a preparar novas dinâmicas para incluir no projeto Andebol 4ALL, nomeadamente – e posso levantar o véu de uma delas – criar uma equipa exclusivamente feminina no Andebol em Cadeira de Rodas. Por isso, eu, enquanto coordenador, e todos os colaboradores estamos constantemente em a pensar e a estudar novas propostas e soluções para irmos cada vez mais longe dentro das várias vertentes deste projeto, no sentido de dar resposta àquilo que nos é exigido por parte da tutela, mas também da direção da Federação de Andebol de Portugal. É um prémio de reconhecimento em que todos estamos envolvidos, desde a direção aos órgãos sociais e funcionários da Federação de Andebol de Portugal, colabores do projeto Andebol 4ALL, clubes, parceiros e associações regionais, porque sem este grupo não teríamos conseguido atingir este mérito” – afirmou.

Num ano atípico, em todos os níveis, a atribuição do prémio “Ética no Desporto” 2020 tem um peso diferente para Joaquim Escada. “Em qualquer circunstância seria algo especial. É muito bom quando os projetos são reconhecidos pelo seu valor inequívoco, em termos desportivos e sociais, que é o que acontece neste caso. Este ano, atendendo a tudo que estamos a viver, tem um pouco mais de sabor, porque nós não deixámos de trabalhar neste projeto, de expor novas situações, embora não pudéssemos passar à prática. Quando pudemos, voltámos, quando tivemos que fechar, assim o fizemos, porque temos que estar na primeira linha de segurança enquanto agentes de saúde pública, mas quando pudemos voltar, temos tudo preparado” – revelou.

O “Projeto Andebol 4ALL” divide-se em 4 subprojectos, com relação de complementaridade, em curso de execução na mesma área ou áreas conexas:
• Andebol em Cadeira de Rodas
• Andebol para Deficiência Intelectual
• Andebol para Deficiência Auditiva
• Andebol para Cidadãos Privados de Liberdade.

A entrega do prémio está prevista decorrer na Gala da Confederação do Desporto de Portugal.

2ª Ação de Formação – “Desenvolvimento das Qualidades Físicas – Da Avaliação à Intervenção no Processo de Treino”

A Associação de Andebol de Viseu, com o apoio da Federação de Andebol de Portugal, irá organizar, no próximo dia 12 de Dezembro de 2020, a 2ª Ação de Formação da época 2020/2021, enquadrada no Centro Regional de Formação e Treino (CRFT).

A ação irá abordar o tema “Desenvolvimento das Qualidades Físicas (Da Avaliação à Intervenção no Processo de Treino) ” e é destinado aos Treinadores de Andebol, Estudantes de Opção/Especialização de Andebol das Escolas do Ensino Superior com vertente de Educação Física, Professores de Educação Física (grupos 260 e 620) ligados aos Agrupamentos de Escolas, especialmente aos que têm grupos/equipas de andebol, e ainda aos Técnicos da atividade física das AEC´s.

A formação será realizada, via plataforma Zoom, no dia 12 de dezembro, no horário das 17h00 às 21h00.

O formador será o Sérgio Monteiro, coordenador da Unidade de Saúde e Rendimento da Federação de Andebol de Portugal.

O acesso a esta formação será feito através de uma plataforma digital e a inscrição será gratuita.

Ação homologada para efeitos da renovação do Titulo de treinador de Andebol com 0.8 UC.

As inscrições são online, até ao dia 11 de Dezembro – AQUI